friends - Quando a Microsoft apelou para o elenco de Friends para divulgar o Windows 95

Eu me lembro disso vagamente.

Digo vagamente porque busquei esse material nos meus primeiros momentos na internet.

Quando o Windows 95 foi lançado, eu nem tinha computador, muito menos TV a cabo. E, salvo engano, a série Friends nem havia estreado no finado Sony Entertainment Television #saudades (hoje, Canal Sony). Logo, era quase impossível viver o hype da época com essa fusão de mídias.

Mas tomei conhecimento da forma em que a Microsoft se aproveitou para criar um guia de uso para o seu novo sistema operacional. Um software que, naquela época, era algo realmente novo, com uma nova mecânica de uso que poderia ser confusa para boa parte dos usuários que vinha do Windows 3.11.

Para mostrar ao mundo que o Windows 95 era um novo e amigável sistema operacional, a Microsoft apostou no carisma de (na época) dois jovens atores que integravam o elenco de uma promissora série da NBC: Jennifer Aniston e Matthew Perry.

 

firends windows 95 - Quando a Microsoft apelou para o elenco de Friends para divulgar o Windows 95

 

A aposta em membros do elenco de Friends fazia algum sentido. A série mostrava o relacionamento de amizade entre seis jovens adultos que buscavam a concretização de suas vidas profissional e pessoal em Nova York. E era esse basicamente o perfil de usuário que a Microsoft queria alcançar com o Windows 95. Pois era esse grupo de usuários que representava o novo, impulsionando a expansão da nova plataforma.

Além disso, Chandler Bing, o personagem de Perry, contava com uma profissão relacionada com a tecnologia (análise de dados… bom, na verdade nem ele sabia direito o que ele fazia, ou sequer conseguia explicar para os outros amigos qual era a sua profissão). E Rachel Green, personagem de Aniston, era meio leiga de tudo. Inclusive sobre tecnologia.

Essa é considerada a primeira cyber sitcom da história. O conceito não avançou muito tal e como foi concebido, mas podemos dizer que é o avô das webséries que hoje povoam a internet.

Vale a pena relembrar um pouco sobre esse momento peculiar do mundo da tecnologia e do entretenimento, com o guia em vídeo com Perry e Aniston, e um vídeo bônus, com uma dancinha esquisita de Bill Gates no evento de lançamento dessa iniciativa.