apple

Os smartphones da Apple sempre mostram no seu relógio 9:41. E isso dura dez anos. É uma tradição, que será explicada nesse post.

Esse é um dos maiores mitos da Apple, e para ser explicado, é preciso voltar no tempo. Pode ser que alguns tenham prestado atenção nisso, mas iPhones, iPads MacBooks e outros produtos da empresa sempre mostram no relógio esse horário: 9:41.

Scott Forstall, que por anos foi o principal responsável pelo desenvolvimento do iOS, explica o mito.

 

 

Um funcionário da Apple chamado Jon Manning estava com ele em uma loja da Apple em Palo Alto, quando perguntou sobre essa tradição. E Scott respondeu:

 

“Desenvolvemos os keynotes para que o grande lançamento de um produto aconteça mais ou menos 40 minutos depois do início da apresentação. Quando a imagem maior do produto aparece no telão, queremos que a hora exibidas seja a mais próxima possível da hora atual do evento. Mas sabemos que não passou exatamente 40 minutos.”

 

O horário coincidiu exatamente com o momento em que Steve Jobs começou a apresentar o primeiro iPhone, em 2007.

Com o passar do tempo, a mecânica dos keynotes mudou, e a regra citada por Forstall não é mais respeitadas. Os eventos agora começam às 10:00 AM (horário da Califórnia), e no minuto 41 do último keynote, Tim Cook anunciava o Apple TV 4K.

 

 

Porém, a tradição se mantém. Os novos iPhone 8/8 Plus e iPhone X seguem exibindo o 9:41.

 

 

Já o Apple Watch segue um caminho mais simétrico, exibindo 10:09, representando aqui uma simetria máxima dos elementos da tela.