650_1000_pigrrl

Não se deixe enganar: o produto acima parece um Gameboy, tem o mesmo design original de Gunpei Yokoi… mas não é. Por trás desse produto, temos um console diferente, que muito além de ser um clone de um portátil clássico da Nintendo, é um sistema mais portátil e versátil: o PiGRRL.

Estamos diante de um console que abriga uma Raspberry Pi modificada para utilizar a placa de um controle do Super Nintendo, para criar um console que emula jogos de diferentes plataformas. A melhor parte do projeto é que qualquer pessoa (com habilidades e materiais corretos) pode fabricar uma unidade em sua própria casa.

A tela do dispositivo possui 2.8 polegadas (320 x 240 pixels), e o site Adafruit mostra o passo a passo de como fabricar uma unidade. Não é possível simular sistemas muito potentes, mas para jogos com mais de 20 anos de vida, ele funciona.

A carcaça pode ser impressa em 3D, baixando o arquivo do Thingiverse, e é possível modificar a dimensões e a cor. O sistema pode rodar jogos do Gameboy, NES ou MAME.

Vídeo a seguir.

 

Via Adafruit