Eu ia escrever um post sobre a fadiga. Ia. Decidi escrever um post sobre as mudanças que vou promover no meu ritmo de trabalho.

Pode não parecer, mas eu trabalho muito. São vários posts produzidos todos os dias, apostando na produção de conteúdo e informação para os internautas brasileiros e de todo o planeta. Porém, eu sinto que, na necessidade de produzir mais e mais para pagar as contas, eu estou perdendo qualidade de vida. E rápido.

O cansaço é cada vez maior (e aí vem a fadiga, ou a falta de vontade de fazer as coisas), e meu corpo está sentindo isso. Nas duas últimas semanas, eu precisei produzir os reviews do Motorola Moto Z3 Play e do ASUS Zenfone 5 (2018), já que tais conteúdos precisavam ficar prontos antes da minha viagem para São Paulo, justamente para o evento de lançamento do novo smartphone da ASUS.

Eu precisei cancelar a minha participação em alguns compromissos para ter tempo de dar conta de tudo. E isso consumiu muito da minha energia física. As articulações dos dedos estão doendo de tanto que digitei, e alguns dos meus projetos pessoais, como o A Trilha Sonora da Minha Vida ficou meio parado nesse tempo.

Sem falar que agora estou morando em uma cidade linda, com muito o que posso aproveitar. Florianópolis tem vida noturna ativa e constante, mesmo durante a semana, e a cidade como um todo é espetacular, com cenários fantásticos. E eu não estou aproveitando disso tudo.

Recentemente, eu li um artigo que mostra o perfil global do blogueiro ao redor do mundo, e descobri que não fujo muito ao perfil do produtor de conteúdo médio: posts de 500 palavras, publicações diárias e trabalho em horário comercial. E entendi que não preciso mais correr tanto para entregar um conteúdo que me dê a satisfação de dizer que é de qualidade, e que me entrega os resultados financeiros que espero desses veículos.

Por isso, decidi fazer algumas mudanças nas linhas editoriais dos meus blogs. Pela minha saúde, e para uma maior qualidade das minhas postagens.

O TargetHD.net contará com oito posts diários, focando principalmente nos lançamentos de produtos no Brasil e no exterior. Textos com fotos e vídeos, mais detalhados e com o máximo de informação sobre os produtos.

As notícias ficarão em segundo plano, pois são posts temporários, que geram acessos eventualmente. Os posts mais permanentes, com lançamentos, reviews, dicas e tutoriais, serão mais presentes. Nos finais de semana (sábado e domingo), teremos seis posts de temas variados.

Obviamente, em eventos pontuais (lançamentos de produtos, coberturas in loco, grandes feiras de tecnologia), esse número de postagens diárias fatalmente vai aumentar. Mas depois desses eventos, tudo volta ao normal.

O SpinOff.com.br funciona de forma um pouco diferente. Minha ideia inicial era colocar um grande texto sobre uma notícia do mundo do entretenimento, ou a resenha de um filme. Mas nem sempre vou conseguir isso. Lá, ainda teremos os posts de audiência nos EUA (enquanto eu entender que isso pode ser relevante para o leitor), de bilheterias nos EUA e algumas notícias mais pontuais. Posts apenas com os trailers e promos de séries e filmes continuam, já que são rápidos de serem produzidos.

Por fim, o oEduardoMoreira.com.br ficou meu blog pessoal mesmo. Aqui eu escrevo sobre o que eu quiser, quando eu quiser. Quero manter a disciplina de escrever pelo menos um post por dia, sobre algum assunto que me interessa. Os vídeos eu vou começar a republicar aqui, em postagens regulares, mas todos podem ser encontrados pelo link no menu superior do blog.

Além de tudo isso, vou me disciplinar em trabalhar em horários regulares, respeitando algumas coisas na minha vida. De forma regular, meu horário comercial é composto de:

Entre 9h e 12h: produção de textos
Entre 12h e 14h: horário de almoço
Entre 14h e 17h: produção e edição de vídeos e áudios, e produção de posts complementares
A partir das 17h: faço o que eu quiser

Eventualmente (e quando for realmente necessário), eu vou produzir conteúdos à noite, mas em casos muito pontuais (quando preciso entregar um vídeo no dia seguinte, quando faço a cobertura de um evento à noite, etc).

As mudanças acontecem para que eu tenha um pouco mais de qualidade de vida, e possa trabalhar com mais tranquilidade. Quero aproveitar melhor o meu tempo aqui em Florianópolis, e deixar o meu conteúdo com maior qualidade. E, principalmente, aumentar a minha qualidade de vida, antes que meu corpo sinta ainda mais os efeitos do volume de trabalho.

Tenho certeza que será melhor para mim e para os meus leitores.