Não foi só o Trump.
O eclipse solar total ocorrido no dia 21 de agosto segue deixando sequelas, principalmente naqueles que olharam diretamente para o Sol, sem proteção.
Depois do fenômeno, as buscas no Google de temas como “dor de cabeça eclipse “olhar para o sol” e “dor nos olhos” dispararam.
Não há uma forma 100% precisa para determinar que os picos nas buscas do Google estão relacionadas com o fato das pessoas olharem diretamente para o Sol durante o eclipse. Porém, um segundo gráfico mostra uma perspectiva relativa.
Ao estudar a curva de busca para o tema “olhei direto para o sol”, encontramos um aumento substancial durante o eclipse, para logo depois desaparecer.
Este segundo gráfico sugere que muita gente efetivamente foi buscar no Google o que estava acontecendo com sua visa depois de olhar para o elipse sem nenhum tipo de proteção.
Porém, a estatística mais alarmante no Google Trends está relacionada à dor nos olhos, mostrando um claro comportamento de alta desde o eclipse até agora.
A frase mais procurada? “Meus olhos doem”.